13/09/2011

Acidente entre ônibus e trem na Argentina deixa 9 mortos e 212 feridos

Foto: Reprodução de InternetNove pessoas morreram e mais de 212 ficaram feridos na maior tragédia com trens dos últimos 50 anos em Buenos Aires. O acidente aconteceu na manhã desta terça-feira após um ônibus da linha 92 ultrapassar as barreiras de passagem e entrar na frente de um trem na linha de Sarmiento, que liga a estação Onze, no centro de Buenos Aires, com a periferia oeste.




O acidente aconteceu as exatas 6h23 locais, horário em que milhares de pessoas utilizam os veículos públicos para ir trabalhar e estudar. O ônibus foi arrastado por vários metros até a plataforma, quando entrou em choque com outro trem. Rapidamente o local foi tomado por ambulâncias e carros de bombeiros, além da Polícia Federal e de policiais da região metropolitana de Buenos Aires.



Durante a manhã, a maioria dos feridos foi rapidamente retirada, mas o local permanece isolado para um trabalho mais complicado com as vítimas fatais, que estão entre as ferragens. Um dos últimos a serem retirados com vida foi o maquinista de um dos trens que havia ficado prensado entre escombros. A operação de resgate ao condutor demorou cerca de duas horas. O motorista do ônibus foi a primeira vítima confirmada, segundo o secretário de transportes, Juan Pablo Schiavi.



Os 212 feridos foram levados para 13 hospitais diferentes. A polícia local informou que operaram no local do acidente mais de 50 ambulâncias e 10 equipes de bombeiros. Eles também informaram que entre os feridos estavam crianças, uma delas de dois anos, que está internada em estado grave no hospital Gutiérrez. A clínica Alvarez cancelou todos os atendimentos do dia para receber apenas os feridos do acidente.



A maioria dos feridos apresenta estado grave e que o número de mortos deve aumentar nas próximas horas.



Segundo um dos passageiros do ônibus atingido, em entrevista à TV local, o motorista teria passado pela barreira de segurança mesmo com os pedidos dos passageiros para que não o fizesse alegando que "sempre fazem isso".


Fonte: http://www.sidneyrezende.com/noticia/145242+acidente+entre+onibus+e+trem+na+argentina+deixa+9+mortos+e+212+feridos
FORTALEZA - Busólogos e admiradores da Expresso Guanabara realizaram neste domingo (11), um passeio de despedida do último ônibus que possui a antiga identidade visual da empresa. O veículo de prefixo 521 ganhou inclusive uma faixa personalizada, marcando o momento histórico para a empresa e seus admiradores. A Expresso Guanabara, escalou um de seus melhores motoristas, conhecido como José da Silva, que conseguiu evitar um acidente em julho deste ano.




FOTO: FORTALBUS - DIVULGAÇÃO
Foto: Divulgação




Adotado no ano de 1996, o visual foi uma reformulação da tradicional pintura usada pelo Grupo desde a década de 1970, no qual manteve as mesmas características em forma de flechas nas cores vermelho e azul.



Os primeiros veículos a receber a nova padronização, foram os modelos El Buss 340 e Jum Buss 360, da carroçadora Busscar. Coincidentemente, o último modelo a deixar a frota com este padrão também foi um Busscar, modelo Vissta Buss LO de 2005.

Com informações do Fortalbus

Fonte: http://noticias.revistadoonibus.com.br/20110911_passeiomarcaofimdeumaindentidadedaguanabara.asp

Porto Alegre investe R$ 1,4 milhão em novos ônibus para city tour

Será assinado, hoje (13/09), o contrato de compra de dois novos ônibus de dois andares para a frota do city tour Linha Turismo. Este é o primeiro investimento feito para ampliar a frota de veículos desde que o serviço de city tour foi criado, em 2003. A licitação foi realizada pela Carris, empresa pública de transporte urbano da capital gaúcha, a partir de convênio firmado no início de agosto com a Secretaria Municipal de Turismo (SMTur). Os novos ônibus deverão ser entregues pela empresa vencedora da licitação, a Marcopolo, de Caxias do Sul (RS), até fevereiro de 2012.




Os novos veículos seguirão o modelo do que opera hoje o city tour, com algumas inovações -como sistema informatizado de áudio, transmissão de informações turísticas em quatro idiomas e climatização. Os ônibus terão dois andares, sendo o superior aberto, e contará com circuito interno de TV, rampa de acesso para cadeirantes, janelas panorâmicas no piso inferior e capacidade para 74 passageiros.



Com mais veículos, além de atender à demanda reprimida pelo Linha Turismo, a SMTur estuda inovações para qualificar o serviço. Entre elas, incluir pontos de parada para os ônibus durante os passeios turísticos e ampliar a oferta de horários do city tour. Além de mais ônibus, está em andamento a implantação de um sistema informatizado de bilhetagem, com reserva on line de lugares e pagamento eletrônico das passagens por meio de uma página Web ou nos terminais de autoatendimento que serão instalados nos Centros de Informação Turística.



O investimento, de R$ 1, 4 milhão, é autossustentado - 50% do valor será pago com recursos do fundo de reserva criado com a receita gerada pelo city tour nos últimos três anos; a outra metade será financiada e paga com a mesma fonte de recursos.