20/11/2011

Nossa equipe agora tem uma página do Facebook

Olá!

Você busólogo que é usuário de Facebook, que tal você curtir nossa página?
Ainda é nova, mas vamos encher de conteúdos bons e novidades do nosso blog!


Quer curtir?

clique Aqui e curta nossa página!

Siga-nos no Twitter também!

Desenhos de ônibus

Vejam só esses desenhos!

Espero que todos gostem!
Clique na imagem para ver em tamanho maior.





A busología em história: Gontijo

Empresa Gontijo de Transportes é uma empresa de transporte rodoviário de passageiros do Brasil.
Está sediada na cidade de Belo Horizonte, estado de Minas Gerais. Possui uma frota de cerca de 2400 veículos, sem contar as suas coligadas Cia. São Geraldo de ViaçãoViação Nacional,Viação Continental e Empresa São Cristóvão LTDA.


O primeiro ônibus

No ano de 1943, durante a Segunda Guerra Mundial, tinha início uma das maiores e mais bem-sucedidas viagens da história das empresas de transporte rodoviário de passageiros no Brasil.
Naquela época, o jovem Abílio Gontijo, pilotando sua jardineira Chevrolet Comercial 1940, engatava a primeira marcha e acelerava rumo à construção da Empresa Gontijo de Transportes.
Nos primeiros anos a Gontijo era isso mesmo: uma jardineira, pilotada por um jovem de 19 anos, sacolejando, comendo e fazendo poeira no percurso Patos de Minas - Carmo do Paranaíba. Pegando todos e tudo que viesse pela frente.


1965 - Mudança da sede para Belo Horizonte


Ônibus da Gontijo no Terminal Rodoviário deCoronel Fabriciano.
Apesar das dificuldades, Abílio Gontijo sabia que tinha de prosseguir sua viagem. Embarcou em um dos seus ônibus e mudou-se para Belo Horizonte, em 1965, quando a capital mineira ainda era uma cidade de médio porte e de vida pacata, e alugou uma sala no bairro São Francisco, onde passou a funcionar sua empresa.
A vinda de Abílio Gontijo para Belo Horizonte permitiu a consolidação de outro marco na história de sua empresa, ocorrido também em 1965. Nesse ano, a empresa começa a fazer heroicamente as linhas Belo Horizonte - Governador Valadares e Belo Horizonte -Teófilo Otoni.
A penetração da Gontijo nessas cidades permitiu que a empresa engrenasse uma terceira marcha no ritmo de sua história. No correr da segunda metade da década de 1960, a empresa ampliou o número de linhas nas regiões Norte e Nordeste de Minas Gerais, a partir de Valadares e Teófilo Otoni. Tornou-se forte, também, no Vale do Jequitinhonha, chegando até o ponto extremo da região, a cidade de Salto da Divisa. Hoje, a Gontijo serve dezenas de cidades nessas regiões.


Grupo Gontijo Atualmente

O Grupo Gontijo (Empresa Gontijo de Transportes, Cia. São Geraldo de ViaçãoViação Nacional e Viação Continental) é hoje o maior transportador rodoviário de passageiros do Brasil eAmérica Latina, além de ser o maior frotista de ônibus Scania do planeta.

Inscrição do guichê da Gontijo, na rodoviária de Belo Horizonte

A busología em história: Neobus

Neobus é uma empresa brasileira fabricante de ônibus, localizada em Caxias do Sul, no estado do Rio Grande do Sul fundada em 1996.






Carrocerias

  • Mega - transporta até 65 passageiros e pode ser fabricado na configuração low entry.
  • Spectrum City - no Rio de Janeiro, esses veículos são conhecidos como "micrões", que são veículos com porte de um ônibus municipal, mas sem o uso de cobradores (ou trocadores, como são chamados no Rio de Janeiro). Recentemente desde o inicio de 2010, várias cooperativas do subsistema local do transporte urbano da cidade de São Paulo, estão adquirindo esse modelo, em substituiução aos micros nas linhas com maior demanda de passageiros.
  • Spectrum Road 350 - Desenvolvido para viagens de turismo e longas distâncias. Com motorização dianteira e grande bagageiro no entre-eixos, proporciona maior capacidade de armazenamento e melhor aproveitamento do salão, devido à alta carroceria e à abertura direta da porta para a cabine.
  • Spectrum Road 370 - Especialmente projetado para linhas rodoviárias de média e longa distância e viagens de turismo que conta com excelente espaço interno, poltronas extremamente confortáveis e grande capacidade de bagagem.
  • Thunder Way - Modelo intermediário entre o mini e o microônibus, sendo o único da categoria que tem a opção de duas portas, na versão urbana. Oferece alto aproveitamento tanto em capacidade como em versatilidade, pois foi projetado para as mais variadas aplicações, do transporte urbano ao turístico.
  • Thunder+ - É o micro com um dos maiores aproveitamentos de espaço interno do mercado.
  • City Class - veículo especialmente projetado para o transporte escolar de crianças e adolescentes, desenvolvido em parceria com a Iveco.
  • Mega BRT - veículo articulado especialmente projetado para andar nos corredores expressos do tipo BRT (BUS RAPID TRANSIT) que estará sendo contruido futuramente no Rio de Janeiro. Entretanto, os primeiros modelos não-demonstrativos do Mega BRT chegaram para Curitiba no final de Março de 2011, 94 destes, na configuração biarticulado com 28 metros, o ônibus de maior comprimento no mundo, sendo que 10 destes já estão em operação.
  • Thunder Plus - É o primeiro microônibus com embarque à frente do eixo dianteiro proporcionando melhor visibilidade do motorista e maior conforto aos passageiros que com aporta à frente do eixo tem um número maior de poltronas. Ele tem opcionais como:
  • mesa de jogos, porta bagageiros, poltronas mais largas (turismo), corredor maior (urbano) e televisor integrado com filmes.