23/10/2011

A busología em história: Viação Andorinha



EMPRESA DE TRANSPORTES ANDORINHA foi fundada em 05 de junho de 1948. Data que faz parte da história das regiões da Alta Sorocabana e Oeste Paulista. Lenta mas firmemente a Empresa foi se desenvolvendo.
As primeiras jardineiras foram cedendo lugar aos ônibus mais modernos que se multiplicaram para atender as mais diversificadas linhas que iam sendo implantadas até chegar ao que a ANDORINHA representa hoje a nível nacional.
ANDORINHA possui uma frota de mais de quatrocentos ônibus, emprega mais de 1.250 funcionários, dispõe de mais de 320 agências distribuí­­das em sua área de atuação, 18 garagens localizadas estrategicamente com pessoal especializados e modernos equipamentos para manter a frota em perfeitas condições de trafegabilidade e segurança, dezenas de ponto de apoio e extensa rede de comunicação.
Atualmente percorre 3 milhões e setecentos mil quilômetros transportando duzentos e vinte mil passageiros por mês. Tendo como linha internacional o itinerário, Rio de Janeiro a cidade de Puerto Suarez na Bolívia com uma extensão de 1.906 quilômetros. A ANDORINHA orgulha-se de participar do progresso e desenvolvimento do nosso país.
Fonte: http://www.andorinha.com/empresa.php?PHPSESSID=re2057ipbh01q69gakancec690

A busología em história: Mascarello Carrocerias de ônibus


Primeira e única montadora de ônibus do estado do Paraná, a Mascarello faz parte de um grupo de empresas ligadas ao setor agroindustrial. Derivada da antiga sociedade com a Comil Carrocerias e Ônibus, teve sua fundação em 23 de maio de 2003.
Iniciou as atividades produzindo modelos de pequeno porte (micro-ônibus) e gradativamente passou a projetar e montar modelos maiores. Em setembro de 2011 entrou no segmento de longas distâncias, com o modelo Roma 370.
Em fevereiro de 2011 atingiu a marca de 10.000 unidades produzidas.

Carroçerias produzidas
  • GranFlex 330
  • GranMidi II (Escolar, especial, intercity, rodoviário e urbano)
  • GranMini (Escolar, especial, rodoviário e urbano)
  • GranMicro (Rodoviário e urbano)
  • GranVia II (Midi, Urbano, Low Entry e articulado)
  • MotorHome
  • Roma 330
  • Roma 350
  • Roma 370
  • Roma MD

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mascarello_Carrocerias_e_%C3%94nibus_Ltda.





 

SprouseBus&Cia agora é nosso parceiro!

Olá povo viciado em ônibus!
Eu vim aqui dar a noticia de que o blog SprouseBus&Cia é agora o nosso parceiro!

Ao longo dessa parceria nós vamos trocar noticias e novidades, e espero que todos gostem disso!

Nova série aqui no blog

Dae pessoal?

Então, eu estou aqui para lancar uma nova série, e ela vai se chamar A busologia em história

Cada semana eu vou postar a historia de uma montadora e uma empresa de ônibus.

E a série vai acabar quando tudo acabar.

Para começar bem, vamos dar start com a Mascarello e a Andorinha.

É ISSO AI!
Espero que gostem!

Justiça nega proposta da Caio para comprar a Busscar

Para o poder judiciário, parque fabril e terreno devem ser leiloados

ADAMO BAZANI - CBN
Ônibus da Caio e da Busscar. Justiça negou proposta de compra que a Caio fez para a imóvel e Parque fabril da Busscar, em Joinville, Santa Catarina. Encarroçadora paulista ofereceu R$ 40 milhões pela Catarinense. Justiça entendeu o leilão como melhor alternativa para a solução da crise. Foto: Adamo Bazani.
A esperança de trabalhadores quanto ao final imediato da situação que enfrentam por causa da crise da encarroçadora Busscar não deve ser concretizada por uma negociação direta para a compra da fabricante de carrocerias de Joinville.
A Quarta vara de Justiça de Trabalho de Joinville, em Santa Catarina, negou proposta da Caio, encarroçadora de Botucatu, São Paulo, que queria arrematar o parque fabril (máquinas, equipamentos, infraestrutura, matéria-prima, etc) e o imóvel da empresa de 331,7 mil empregos.
A Caio havia oferecido em 23 de setembro de 2011, R$ 40 milhões por este patrimônio, o que não incluía a marca.
A Justiça analisou o valor e a proposta e decidiu que parque fabril e imóvel devem ser arrematados em leilão.
A Caio não se pronunciou ainda sobre a posição da Justiça. Apesar de ter a proposta negada, a empresa pode participar de eventual leilão, segundo o poder judiciário.
Inicialmente, levantamento feito com apoio do Sindicato dos Mecânicos de Joinville, mostrava que parque fabril e imóvel valeriam R$ 98 milhões. Mas o presidente da entidade, João Bruggmann, disse que o valor poderia ser revisto, já que muitas máquinas se depreciaram com o tempo.
A Busscar, empresa fundada pela família Nielson em 17 de setembro de 1946, como fabricante de móveis e esquadrias de madeira, chegou a ser uma das maiores produtoras de ônibus do País, além de exportar diversos produtos.
Ela disputava pela liderança do segmento de rodoviários com a Marcopolo, e pela de urbanos com a Caio.
Em 2002 – 2003 enfrentou sua primeira crise. A direção da empresa atribuiu a crise às variações cambiais que prejudicaram negócios para o exterior.
A empresa na ocasião chegou a receber diversos empréstimos, inclusive do BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.
Apesar de voltar a produzir, a companhia, segundo analistas, não se manteve firme e sentiu o abalo de restrição de crédito que a economia global sentiu em 2008.
Dependendo de empréstimos que foram reduzidos e com administração considerada frágil, a empresa começou a atrasar salários.
Na ocasião, a Busscar tinha cerca de 5 mil funcionários. Hoje conta com menos de mil.
Todos estão com 19 meses de salários atrasados e dois pagamentos referentes ao 13º salário e outros direitos.
A empresa está produzindo não mais de 08 unidades por mês, número bem abaixo de sua capacidade.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Fonte: http://onibusbrasil.com/blog/2011/10/22/justica-nega-proposta-da-caio-para-comprar-a-busscar/