Em 17 de setembro de 1946, os descendentes de suecos Augusto Bruno Nielson e Eugênio Nielson abriram uma marcenaria em Joinville. Faziam móveis, esquadrias, balcões de madeira. Um ano depois, a Nielson & Irmão reformava a primeira carroceria de ônibus. Pouco depois, em 1949, eles montaram uma jardineira com estrutura totalmente de madeira, sobre um chassi Chevrolet Gigante. Era a semente de um negócio que em poucas décadas se transformaria em um importante fabricantes de ônibus no mercado mundial.
Com a entrada de Harold Nielson (filho mais velho de Augusto) em 1956, a empresa tomou novos rumos e se destacou no mercado, notadamente com os modelos Diplomata, em 1961, Urbanuss em 1987 e o Panorâmico DD em 1998.
Nova marca
Em 1990 a chamada Carrocerias Nielson lança uma nova família de rodoviários e troca a marca para BUSSCAR ÔNIBUS dando início a marca que hoje é conhecida no mercado brasileiro e internacional.
Em 1999 a Busscar ingressou no mercado de micro-ônibus com os modelos Micruss e Urbanuss Pluss.
Em 2001 lançou a nova família dos rodoviários, VisstaBuss e Jumbuss; 2002 o Urbanuss Pluss Tour; 2003 o primeiro Midi Ônibus com motor traseiro no Brasil chamado Miduss.
A Busscar Ônibus S.A. sempre buscou desenvolver tecnologia própria na concepção e fabricação de carrocerias. Empresas coligadas da Busscar atuam no ramo da industria automotiva. A Tecnofibras atua no setor de plásticos, com mais de 25 anos de atuação no mercado. A Climabuss, especializada em climatização para ônibus, iniciou suas atividades em 2002.
Crise
Após 2002 a fabricante passou por duas crises, a última em 2008, a partir da qual atrasou salários, o que paralisou sua produção. Apenas alguns carros são montados sob encomenda, quando trabalhadores são chamados para executar serviços temporários.
Especula-se que a empresa ou a marca seja adquirida por um concorrente.
Modelos Atuais
- Urbanos em produção
- Urbanuss II
- Urbanuss Ecoss II
- Urbanuss Pluss II (Motor Dianteiro e Traseiro)
- Urbanuss Pluss Low Entry II
- Urbanuss Articulado Low Floor
- Urbanuss Pluss I (Especiais)
- Rodoviários em produção
- Panorâmico DD II
- Miduss
- Miduss HI
- Elegance 340
- Elegance 360
- Elegance 380
- Elegance 400P
- Interbuss
- Micros e minis em produção
- Micruss II
- Mini Micruss
Modelos antigos
- Urbanos
- Urbanus
- Urbanus II
- Urbanus SS
- Urbanuss
- Urbanuss Ecoss I
- Urbanuss Pluss I
- Rodoviários
- Nielson Diplomata
- Nielson Diplomata JO
- Nielson Diplomata BR
- Nielson Diplomata Airbus
- Nielson Diplomata 2.60
- Nielson Diplomata 260 Super
- Nielson Diplomata 310, 330, 350, 380
- Nielson Diplomata Articulado
- Nielson Diplomata Pioneiro
- El Buss 320, 340, 360 (1ª Geração)
- El Buss 320, 340 (2ª Geração)
- Jum Buss 340, 360, 380 (1ª Geração)
- Jum Buss 360, 380, 400 (2ª Geração)
- Interbus
- Vissta Buss (1ª Geração)
- Vissta Buss LO, HI (2ª Geração)
- Micros e minis
- Micruss
- Microbuss
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A livre expressão é uma grande ferramenta, mas pedimos para que não ultilize de palavras de baixo calão e nem usar de palavras racistas.
.:Busólogos do Sul [RS/SC/PR]:.